Maílson da Nóbrega

O ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega (economista e ex-ministro da Fazenda - 1988-1990), sócio da Tendências Consultoria, presta consultoria sobre assuntos econômicos, financeiros e políticos.


Por sua experiência no Governo Federal, o que o brasileiro deve esperar do país neste ano de eleições?

Acredito que não haverá grandes mudanças, uma vez que o nosso mercado não está suscetível somente aos impactos internos, mas a oscilações de mercado exterior. A não ser que o ganhador das próximas eleições para Presidente da República não seja um dos líderes dessa corrida ao Planalto, o que é pouco provável.

Países emergentes, como Índia e China, têm chamado a atenção do mercado internacional. Como está o Brasil em relação à competitividade no mercado global?

O maior crescimento observado na empresa brasileira é justamente em sua estrutura interna. Por isso, estamos atrás destes países em competitividade. Para que este desenvolvimento aconteça da porta para fora, são necessárias melhorias na infra-estrutura e incentivos ao crédito nas áreas trabalhista e tributária.

Que elementos constroem um governo sólido?

Um Banco Central autônomo, melhoria das regras fiscais e, acima de tudo, a confiança das pessoas nas instituições. Institutos fortes devem ser a base de solidez de um governo. No Brasil, a minha visão é de que isso seja obtido nas próximas duas ou três gerações.

Na sua opinião, o que mais tem atrapalhado o governo petista?

As promessas de campanha que não foram cumpridas, os escândalos como os do mensalão e das sanguessugas, além dos conflitos internos do PT.

De que forma a Terceirização de Serviços pode contribuir com o país?

Efetivamente, delegar serviços dentro de uma empresa para que se possa dedicar maior atenção ao negócio em si demonstra uma evolução das corporações. A Terceirização é, sem dúvida, um dispositivo de modernização em gestão empresarial, essencial para promover o crescimento. E o país inteiro ganha com a propagação de empresas modernas e focadas no aumento dos seus negócios.

Perspectivas da Economia Brasileira
Palestra realizada no SEAC-SP

28 Janeiro 2025

28.01.2025 - TST valida norma coletiva e reafirma prevalência do negociado sobre legislado (www.migalhas.com.br...

28 Janeiro 2025

28.01.2025 - Normas que regulamentam a equidade salarial como critério de desempate nas...

27 Janeiro 2025

27.01.2025 - Horas extras, intrajornada e insalubridade lideram ações no TST em 2024 (www.cnnbrasil.com.br...

 

 


 

Receba Notícias do Setor