30.04.2024 - Lei prevê proteção à saúde de trabalhador de museu e biblioteca

(www12.senado.leg.br)

Da Agência Senado

Proposições legislativas PL 5009/2019

Os funcionários de bibliotecas e museus deverão receber medidas especiais de proteção à saúde e à segurança. É o que diz a Lei 14.846, de 2024, sancionada na quarta-feira (24) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A nova norma, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quinta (25), não teve vetos e já está em vigor.

O texto se originou do Projeto de Lei (PL) 5.009/2019, do ex-deputado Uldurico Júnior. Segundo ele, o objetivo é contornar a exposição desses profissionais a agentes nocivos causadores de graves doenças, principalmente respiratórias. 

No Senado, o projeto foi aprovado em Plenário no dia 3 de abril, na forma do relatório da senadora Teresa Leitão (PT-PE). Segundo ela, os trabalhadores nesses ambientes podem ter prejuízo na saúde de diversas formas.

“Diversos fatores (...) podem prejudicar a sua saúde, em que vale citar: fatores físicos, como ruídos sonoros e umidade; fatores químicos, como gases, poeira, produtos químicos de conservação; fatores ergonômicos e psicossociais, como mobiliário inadequado, más condições de iluminação e monotonia ou ritmo de trabalho expressivo; [e fatores] biológicos, como vírus, bactérias e fungos”, diz Teresa no documento.

A nova lei também alcança trabalhadores de centros de documentação e memória. Para isso, o texto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452, de 1943).

Ministério do Trabalho
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é o responsável por criar as normas para proteger a saúde em cada atividade profissional. Mas agora, com a lei, os trabalhadores de bibliotecas, museus e afins integram a lista de situações que merecem atenção especial do órgão. 

Para Teresa, a inclusão estimulará o MTE a desenvolver as medidas de segurança. Ela ainda explica no relatório que a lei não implica a entrada automática dos profissionais no quadro de atividades consideradas insalubres pelo MTE.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/04/29/lei-preve-protecao-a-saude-de-trabalhador-de-museu-e-biblioteca

24 Junho 2024

24.06.2024 - STJ: Contribuição ao INSS incide sobre adicional de insalubridade (www.migalhas.com.br (https://www.migalhas.com.br/quentes/409909/stj-contribuicao-ao-inss-incide-sobre-adicional-de-insalubridade)) O julgamento...

24 Junho 2024

24.06.2024 - DET pretende atingir 9 milhões de empregadores e obrigatoriedade total será...

21 Junho 2024

21.06.2024 - Dono terá valores de dívida desbloqueados para pagar custos de empresa (www.migalhas.com.br...

 

 


 

Receba Notícias do Setor