SEAC Sustentável

 

Audiência Pública TSTAudiência Pública TSTA Audiência Pública da Terceirização teve como objetivo o de fornecer informações técnicas, sociais e econômicas. Leia Mais

 

GEASSEGGrupo que se reunem para discutir sobre a capacidade gestora da prestação de serviços por parte das entidades sindicais. Confira

 

 

28.05.2026 - Decisão da Justiça Federal ao SEAC-SP beneficia empresas associadas em ação tributária

O SEAC-SP informa que a Justiça Federal proferiu Sentença favorável em mandado de segurança coletivo ajuizado pela entidade para reconhecer o direito das empresas associadas à não incidência das contribuições previdenciárias (cota patronal, SAT/RAT e terceiros) sobre as verbas pagas a título de "Folgas Não Gozadas", autorizando a compensação dos valores recolhidos indevidamente desde 05 (cinco) anos anteriores à propositura da ação.

A tese envolve os valores pagos pela empresa (incluindo o adicional) em razão da convocação do empregado para trabalhar em dia originalmente destinado ao descanso ou folga compensatória.

Embora a União ainda possa apresentar recurso, a Sentença está alinhada com a jurisprudência do STJ sobre o tema e permite a suspensão imediata da incidência tributária sobre essas verbas, mediante adesão formal à ação coletiva. A decisão se estende a todos os associados do SEAC-SP sediados no Estado de São Paulo e abrange também os novos associados.

As empresas interessadas em aderir à ação e avaliar o potencial de recuperação tributária podem entrar em contato para obtenção de orientações técnicas e análise preliminar da folha de pagamento.

CLIQUE AQUI E ACESSE O MANDATO DE SEGURANÇA COLETIVO

Para mais informações:
TELLES & VILLARINHO ADVOGADOS
Diogo Telles Akashi
(11) 98942-4889
diogo@tellesevillarinho.com.br

07 Outubro 2026

07.10.2026 - Pix poderá ser usado em conta-salário em 2027 e terá segurança...

07 Outubro 2026

07.10.2026 - Senado tem hoje segunda sessão de debate sobre fim da escala...

06 Outubro 2026

06.10.2026 - Eleições deixam fim da 6x1 mais longe e nova reforma trabalhista...

 

 


 

Receba Notícias do Setor