27.01.2022 - Setor de serviço registra 511 mil afastados por covid-19 em janeiro

(agenciabrasil.ebc.com.br)

Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O setor de Serviços, que emprega 30 milhões de pessoas no Brasil, teve 511 mil trabalhadores afastados em janeiro por causa da covid-19. O prejuízo no mês é de mais de R$ 35,5 milhões, segundo levantamento da Cebrasse, Central Brasileira do Setor de Serviços. A fatia das micro e pequenas empresas nessa perda é de R$ 17 milhões. A área de limpeza e conservação é uma das que têm mais funcionários afastados.

A pesquisa usa como base os números de infectados e internações do Ministério da Saúde e as remunerações pagas pelo setor em 2020. As perdas das empresas se referem ao pagamento de salários não trabalhados e à contratação de mão-de-obra para repor os afastamentos, como explica o diretor técnico da Cebrasse, Jorge Segeti.

Segundo o diretor, a expectativa é que a média de afastamentos se mantenha em fevereiro e março. Normalização apenas a partir de abril.

Jorge Segeti explica que o contrato intermitente minimizou os impactos dos afastamentos. Já o trabalho remoto ajudou as empresas que funcionam em escritórios. A tendência era intercalar dias presenciais e remotos, mas em janeiro, com o aumento de casos, por causa da variante ômicron, o home office ganhou força de novo.

O trabalho remoto, no entanto, não é solução para todas empresas. Para atividades que lidam diretamente com o cliente, como limpeza, segurança, barbeiro e manicure, as empresas acabam perdendo o serviço.

Edição: Leila Santos / GT Passos

FONTE:https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/2022-01/setor-de-servico-registra-511-mil-afastados-por-covid-19-em-janeiro

28 Junho 2022

28.06.2022 - Modernização das leis trabalhistas completa cinco anos (www.acontecenors.com.br (http://www.acontecenors.com.br)) Reforma Trabalhista trouxe avanços...

28 Junho 2022

28.06.2022 - Trabalhador que não comprovou horas excedentes não receberá pagamento (www.migalhas.com.br (http://www.migalhas.com.br)) Ele alegava...

27 Junho 2022

27.06.2022 - A utilização do ponto eletrônico biométrico após a vigência da LGPD (www.migalhas.com.br...

 

 


 

Receba Notícias do Setor