14.04.2021 - TRT3 - Trabalhadora que não provou a dispensa discriminatória por pretender engravidar fica sem indenização

(Newsletter Jurídica SÍNTESE nº 5127)

Uma ex-empregada de uma instituição de ensino de Uberaba procurou a Justiça do Trabalho pedindo o pagamento de indenização por danos morais por ter sido dispensada de forma discriminatória. A alegação foi a de que o desligamento se deu porque pretendia engravidar. No entanto, os julgadores da Segunda Turma do TRT de Minas mantiveram, por unanimidade, a decisão de primeiro grau que rejeitou a pretensão.

Ao examinar o caso, a desembargadora relatora, Gisele de Cássia Vieira Dias Macedo, entendeu que a trabalhadora não provou a motivação discriminatória da dispensa. Testemunha indicou que a razão da dispensa foi o comportamento inadequado da reclamante em questões relacionadas ao próprio trabalho, nada tendo a ver com a intenção de engravidar. A trabalhadora apresentou nos autos contrato de prestação de serviços médicos para fertilização in vitro, datado de 24/2/2017, mas, conforme observou a julgadora, o processo de desligamento começou na primeira quinzena de fevereiro de 2017, antes da consulta na clínica de fertilização.

Na visão da magistrada, "não é possível crer como verdadeira a alegação da parte autora no sentido de que o seu atestado médico da consulta havida em 24/2/2017 na clínica de fertilização ensejou a sua dispensa", concluída em 8/3/2017. Acompanhando o voto, os julgadores da Turma entenderam que a autora não provou suas alegações e rejeitaram a tese de dispensa discriminatória.

"Por não haver ato ilícito, não há que se falar em responsabilidade civil de reparação de dano moral", decidiram ao final, negando provimento ao recurso.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região
Fonte: Newsletter Jurídica SÍNTESE nº 5127

11 Maio 2021

11.05.2021 - eSocial Simplificado: implantação também deve refletir nos módulos web (www.contabeis.com.br (http://www.contabeis.com.br)) O módulo...

11 Maio 2021

11.05.2021 - Governo e Congresso tentam encontrar uma saída para a reforma tributária (www.diariodepernambuco.com.br...

07 Maio 2021

07.05.2021 - FGTS: Anulação de multa para empresa que atrasou entrega de guia...

 

 


 

Receba Notícias do Setor