07.02.2024 - Aplicação temporal da Reforma Trabalhista: prazo para manifestações vai até 16 de fevereiro

(www.contadores.cnt.br)

O Tribunal vai definir tese jurídica sobre o tema em recurso repetitivo

Fonte: TST / TST - Tribunal Superior do Trabalho

O Tribunal Superior do Trabalho recebe, até 15/2, manifestações de pessoas, órgãos e entidades interessados sobre um incidente de recurso repetitivo em que se discute se o empregador continua a ter de cumprir obrigações alteradas ou suprimidas por leis posteriores ao início do contrato de trabalho (o chamado direito intertemporal). O mesmo prazo se aplica a pedidos de admissão no processo na condição de interessados (amicus curiae).

Tema

A questão jurídica a ser discutida é a seguinte:

“Quanto aos direitos laborais decorrentes de lei e pagos no curso do contrato de trabalho, remanesce a obrigação de sua observância ou pagamento nesses contratos em curso, no período posterior à entrada em vigor de lei que os suprime/altera?”

Além das horas de deslocamento, o tema pode repercutir em outras mudanças promovidas pela Reforma Trabalhista, como o intervalo intrajornada, o direito à incorporação de gratificação de função e o descanso de 15 minutos para mulheres antes da prestação de horas extras.

Horas de deslocamento

O tema de fundo é o direito de uma empregada da JBS S.A. em Porto Velho (RO) à remuneração do período de trajeto de ida e volta do trabalho em transporte fornecido pela empresa entre 2013 e 2018.

O pedido foi deferido nas instâncias anteriores, mas, em junho de 2021, a Terceira Turma do TST acolheu recurso da empresa e excluiu a condenação. No julgamento de embargos, a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI) decidiu encaminhar o processo ao Tribunal Pleno para deliberação sobre a questão controvertida.

Leia a íntegra do edital.

(Carmem Feijó)

Processo: IncJulgRREmbRep-528-80.2018.5.14.0004

Fonte:https://www.contadores.cnt.br/noticias/tecnicas/2024/02/06/aplicacao-temporal-da-reforma-trabalhista-prazo-para-manifestacoes-vai-ate-16-de-fevereiro.html

21 Fevereiro 2024

21.02.2024 - 70% dos CNPJs brasileiros demonstram inconsistências que podem render multas tributárias (www.contabeis.com.br...

21 Fevereiro 2024

21.02.2024 - INPD pede adiamento do Relatório de Transparência Salarial ao MTE (capitaldigital.com.br (https://capitaldigital.com.br/inpd-pede-adiamento-do-relatorio-de-transparencia-salarial-ao-mte/)) LUIZ...

20 Fevereiro 2024

20.02.2024 - IR: Tribunal entende que ajuda de custo não compõe base de...

 

 


 

Receba Notícias do Setor