02.07.2024 - OAB questiona nova lei de licitações e contratos administrativos no STF

(www.migalhas.com.br)

Ordem afirma que a legislação viola o pacto federativo e a repartição de competências.

Da Redação

O Conselho Federal da OAB protocolou uma ADIn 7.680 no STF contra determinados trechos da nova lei de licitações e contratos administrativos (lei 14133/21). O principal argumento é que esses trechos violam o pacto federativo e a distribuição de competências entre a União, estados, Distrito Federal e municípios.

A ação foi encaminhada ao ministro André Mendonça.

A OAB solicita a suspensão dos dispositivos da lei que tratam da transferência de bens da administração pública, especificamente os procedimentos e requisitos obrigatórios para a operação, de forma que se apliquem exclusivamente à União.

A entidade alega que esses trechos são inconstitucionais porque invadem a competência dos estados, do DF e dos municípios. Embora esses entes não possam criar novos modelos de operação, ainda têm a prerrogativa de legislar sobre a alienação de bens de seu próprio patrimônio.

De acordo com a OAB, a nova lei impõe regras que afetam imóveis pertencentes aos estados, ao DF e aos municípios, interferindo no direito desses entes federativos de administrar seus bens sem a ingerência da União.

A argumentação sustenta que a norma limita a mobilidade patrimonial dos estados, do DF e dos municípios, violando a liberdade de disposição patrimonial e afrontando o pacto federativo e o sistema de repartição de competências estabelecido pela Constituição.

ProcessoADIn 7.680

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/410356/stf-oab-questiona-nova-lei-de-licitacoes-e-contratos-administrativos

15 Julho 2024

15.07.2024 - Inteligência artificial transforma processos na limpeza profissional (novomomento.com.br (https://novomomento.com.br/inteligencia-artificial-transforma-limpeza-prof/)) A inteligência artificial (IA)...

15 Julho 2024

15.07.2024 - Cresce a procura por serviços de higienização e limpeza profissional no...

11 Julho 2024

11.07.2024 - Derrubada tributação de crédito presumido de ICMS sobre benefício fiscal (www.contabeis.com.br (https://www.contabeis.com.br/noticias/66020/justica-afasta-cobranca-de-tributos-sobre-beneficio-fiscal-de-icms/)) PGFN...

 

 


 

Receba Notícias do Setor