20.03.2024 - Terceirização impulsiona contratações do setor de serviços em janeiro

(portalcbncampinas.com.br)

A maioria das cidades da região de Campinas encerrou janeiro com saldo positivo de contratações no mercado de trabalho, de acordo com números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. Apenas Americana teve números negativos entre as cidades mais populosas.

Em Campinas, a construção civil foi a área que mais empregou, com 889 novos postos de trabalho, seguida pelo setor de serviços, que teve saldo positivo de 796 vagas. O comércio mais demitiu do que contratou, com a perda de 462 empregos.

Além da sazonalidade, já que em janeiro a maioria dos funcionários temporários é dispensada, a economista do Observatório PUC-Campinas, Eliane Rosandiski, explica que o crescimento dos serviços é impulsionado pela terceirização de mão de obra, que se encaixa no setor.

Apesar de alguns fatores econômicos pesarem contra, como o fechamento de lojas da rede de supermercados Dia na região, a economista vê com otimismo a perspectiva para o emprego nos próximos meses. Segundo Eliane Rosandiski, os trabalhadores têm sido contratados com uma média salarial maior em todos os setores.

Segundo o Caged, o saldo de contratações em Campinas foi de 1.489 vagas, apenas 19 acima de janeiro do ano passado. A diferença foi na distribuição por setor, já que a construção civil teve um salto significativo enquanto em 2023 os números foram negativos. Piracicaba, Indaiatuba e Limeira também apresentaram crescimento na mesma área.

Fonte: https://portalcbncampinas.com.br/2024/03/terceirizacao-impulsiona-contratacoes-do-setor-de-servicos-em-janeiro/

24 Junho 2024

24.06.2024 - STJ: Contribuição ao INSS incide sobre adicional de insalubridade (www.migalhas.com.br (https://www.migalhas.com.br/quentes/409909/stj-contribuicao-ao-inss-incide-sobre-adicional-de-insalubridade)) O julgamento...

24 Junho 2024

24.06.2024 - DET pretende atingir 9 milhões de empregadores e obrigatoriedade total será...

21 Junho 2024

21.06.2024 - Dono terá valores de dívida desbloqueados para pagar custos de empresa (www.migalhas.com.br...

 

 


 

Receba Notícias do Setor