16.07.2024 - Governo insiste em tributação sobre lucro para compensar desoneração

(www.cnnbrasil.com.br)

Ministro das Relações Institucionais teve reunião com líderes do governo no Congresso nesta segunda(15)

Gabriela Prado e Gabriel Garcia da CNN Brasília

O governo federal vai insistir para que a proposta para compensar a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e dos municípios tenha a possibilidade de tributação de até 1% da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) para as empresas.

De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), a medida só seria colocada em prática se as propostas pelo Senado não alcançarem a compensação. A tributação seria em todos os setores que pagam a CSLL.

“Tem acordo do governo para acolher todos os itens propostos pelo Senado no sentido de compensação. Só que, pelos cálculos da Fazenda, [as medidas do senado] são suficientes para garantir compensação. Essa proposta [de taxação da CSLL] vai continuar”, afirmou o ministro a jornalistas, depois de uma reunião entre os líderes do governo no Congresso e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda-feira (15).

O aumento na tributação é um ponto de discordância entre o Ministério da Fazenda (MF) e o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O parlamentar já se posicionou contra a inserção de mais imposto para compensar a desoneração.

O Congresso e o governo têm até o dia 19 de julho para votar medidas de compensação. O Supremo Tribunal Federal (STF) deu prazo de 60 dias para que os poderes entrem em acordo, depois que a União judicializou a desoneração e conseguiu maioria para reonerar a folha de pagamento.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/governo-insiste-em-tributacao-sobre-lucro-para-compensar-desoneracao/

30 Agosto 2024

30.08.2024 - Presidente do TST afirma que reforma trabalhista não reduziu processos judiciais (www.contabeis.com.br...

30 Agosto 2024

30.08.2024 - Câmara aprova projeto que muda Lei de Responsabilidade Fiscal em favor...

28 Agosto 2024

28.08.2024 - Senadores transformam pleitos da FecomercioSP em emendas ao PL que regulamenta...

 

 


 

Receba Notícias do Setor