15.05.2019 - TST E CSJT LANÇAM CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO MORAL COMO PARTE DE CAMPANHA SOBRE O TEMA

(TRTSP)

Neste mês de maio, por conta do Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral (2), muito se tem discutido a respeito do tema. Porém nunca é demais esclarecer os principais pontos que envolvem essa questão tão delicada, que acomete seriamente a vida de muitos trabalhadores. É o que propõe a cartilha elaborada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que integra a campanha “Pare e Repare – Por um Ambiente de Trabalho Mais Positivo”.

O material educativo tem por objetivo retratar, em linguagem simples, situações do cotidiano de trabalho que podem resultar em assédio moral. Rica em ilustrações e em informações, ela aborda os quatro principais tipos de assédio: vertical descendente (praticado por superior hierárquico), vertical ascendente (praticado por subordinado ou grupo de subordinados), horizontal (entre colegas) e institucional (praticado pela própria organização). A ideia é evidenciar que condutas abusivas não podem ser toleradas (Pare) e apresentar atitudes corretas para cada situação (Repare).

Também são listadas medidas para prevenir e combater o assédio moral de forma a tornar o ambiente de trabalho mais colaborativo, próspero e saudável. Para acessar a cartilha e conhecer mais sobre o assunto, clique aqui.

FONTE: TRTSP

 

21 Janeiro 2025

21.01.2025 - Atraso no pagamento de salário não gera danos morais, decide TRT-2 (www.conjur.com.br...

21 Janeiro 2025

21.01.2025 - Lula ciente: Lei trabalhista crava 3 viradas em férias de CLTs...

20 Janeiro 2025

20.01.2025 - Veja as metas do CNJ para a Justiça do Trabalho em...

 

 


 

Receba Notícias do Setor