13.09.2021 - Guedes diz estar confiante que Senado seguirá Câmara e aprovará reforma do IR

(Clipping FEBRAC Diário Nº 3990)

ESTADÃO CONTEÚDO - Thaís Barcellos e Lorenna Rodrigues - São Paulo e Brasília

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que está confiante que o Senado seguirá o caminho da Câmara e aprovará a reforma do Imposto de Renda. A declaração foi realizada em evento do Credit Suisse.

Guedes repetiu que o espírito da reforma é seguir a Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), voltando a taxar lucros e dividendos e desonerando as empresas.

O ministro citou que, inicialmente, queria reduzir a tributação do faturamento corporativo de 34% para 21,5%, mas não conseguiria compensação e, então, aceitou na negociação a queda de 8 pontos, para 26%. Contudo, repetiu que se a arrecadação surpreender e houver superávit, vai passar esse ganho em novas reduções de carga tributária.

No âmbito da pessoa física, Guedes disse que a correção da tabela do Imposto de Renda vai beneficiar 32 milhões de contribuintes e acrescentou que o governo não vai mexer nas alíquotas, pois se houver inflação à frente, as pessoas pagariam imposto inflacionário. "Queremos que todos saibam que inflação é perda para todos."

O ministro disse que o governo vai continuar privatizando estatais até o fim do mandato e que o desinvestimento é o caminho para reduzir a relação dívida/PIB. "Vamos vender os Correios, vamos vender a Eletrobras este ano, imóveis", disse, no evento do Credit Suisse.

Guedes ainda comentou que o presidente da Câmara, Arthur Lira, está a favor de sua proposta de desvincular e desindexar a economia, uma herança do período de hiperinflação, que dificulta o planejamento e a execução orçamentária.
Fonte: Uol

FONTE: Clipping FEBRAC Diário Nº 3990

11 Abril 2025

11.04.2025 - Empresa é obrigada a descontar empréstimo consignado na folha do trabalhador...

09 Abril 2025

09.04.2025 - Projeto de Lei propõe reformulação da Lei de Falência (www.contabeis.com.br (https://www.contabeis.com.br/noticias/70264/mudanca-na-lei-de-falencia-gera-criticas-no-mercado/)) Texto em...

09 Abril 2025

09.04.2025 - Jornada de 36 horas trará empregos e qualidade de vida, dizem...

 

 


 

Receba Notícias do Setor