Assessoria de Imprensa/MTE - Com informações da SRTE/PE


Recife, 06/05/2013 - O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Messias Melo, esteve em Recife, na sexta-feira (3), para conversar com sindicalistas locais sobre os novos procedimentos para pedidos de registro e atualização de dados de entidades sindicais.

Para o secretário, as mudanças tornam o registro sindical mais transparente. “Já fizemos vários mutirões para analisar os processos e organizar o arquivo e ainda levantamos quais entidades não estavam regulares junto ao MTE”. E acrescentou: “A próxima mudança será na carta sindical”.

o coordenador de registro sindical do MTE, Luciano Rocha, explicou os principais pontos da portaria nº 02, que trata das mudanças no registro. Ele esclareceu que a situação jurídica da entidade sindical não será modificada com a atualização das informações sindicais e que as entidades com pedido de alteração estatutária em tramitação, deverão solicitar sua atualização de acordo com a última representação deferida pelo MTE, protocolando o requerimento na unidade da SRTE, onde se localiza a entidade.

Ele falou também sobre os documentos necessários para o registro no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES/MTE), e ainda fez uma comparação das Portarias 186/2008 e 326/2013, explicando as alterações e as diferenças com a regra atual.

O encontro faz parte de uma série de visitas que o Secretário fará nas unidades regionais do MTE para falar sobre as Portaria 02 e 326 de 2013, começaram a valer em fevereiro e março deste ano, respectivamente, e que tratam da questão do registro no CNES.

Assessoria de Imprensa/MTE

Com informações da SRTE/PE

Fonte: www.mte.gov.br



22 Janeiro 2025

22.01.2025 - Trabalho durante o período de licença médica pode levar a uma...

22 Janeiro 2025

22.01.2025 - TST define novas regras para petições eletrônicas a partir de fevereiro (www.migalhas.com.br...

21 Janeiro 2025

21.01.2025 - Atraso no pagamento de salário não gera danos morais, decide TRT-2 (www.conjur.com.br...

 

 


 

Receba Notícias do Setor