Imprimir

Objetivos

O tema Sustentabilidade tomou conta do noticiário mundial e nacional.

Suas premissas evocam uma nova tomada de posição traduzidas em mudanças comportamentais, que irão refletir na possibilidade da população minimizar os efeitos catastróficos das transformações climáticas. E isto se aplica ao conjunto dos cidadãos que compõem a sociedade e que deverão, por força de novas atitudes, tentar refrear estes efeitos.

Cabe assim, às Instituições que representam setores estratégicos da sociedade, encabeçarem esta discussão, e mais, traduzirem os conceitos em atos práticos que irão dar a dimensão correta dos novos hábitos do cidadão-consumidor, do profissional e do empresário.

Aqui, se enquadra o SEAC-SP.

Sua base de atuação está diretamente ligada à cadeia de valor que envolve pessoas, tecnologias e serviços na boa aplicação dos resíduos finais, através de uma metodologia de asseio e conservação que garante boas práticas nesta execução. Além disso, tem na sua base funcional, o maior número de trabalhadores que lidam com este “metier” e que precisam, a curto prazo, entenderem a questão da sustentabilidade por serem agentes protagonistas deste processo.

Na verdade, a discussão do tema pelo SEAC-SP é um marco de boas atitudes que refletirão em muito na sua imagem e na exemplaridade junto ao setor empresarial e à sociedade.

OBJETIVOS DO PROGRAMA SEAC-SP SUSTENTÁVEL

São estipulados, para implantar e operacionalizar o PROGRAMA SEAC-SP SUSTENTÁVEL, os seguintes objetivos:

  • Sensibilizar e conscientizar o Corpo Diretivo do SEAC-SP, os Dirigentes e os Executivos das empresas associadas sobre a importância e aplicação do tema, de forma permanente, no setor de asseio e conservação;
  • Desenvolver modelo estratégico de abordagem, de modo a caracterizar a visão da Instituição sobre o tema junto aos ambientes interno e externo que atua;
  • Envolver, também, através desta visão, os colaboradores, parceiros e o corpo funcional do SEAC-SP;
  • Propor iniciativas que caracterizem o pensamento relativo à sustentabilidade da Instituição em relação ao mercado, tornando-as “benchmark” entre as demais entidades;
  • Caracterizar estas práticas de modo a valorizar a imagem institucional do SEAC-SP, em relação aos seus “stakeholders” (públicos com os quais se relaciona), em todos os níveis;
  • Incrementar a participação das empresas associadas, incentivando, a partir do tema Sustentabilidade, a prática da Pesquisa, Desenvolvimento de Projetos e de novos conhecimentos, análises de competências, exercício da cidadania e da liderança, reconhecimento de valores éticos e percepção social, comunitária e solidária, dentre outras;
  • Preparar, junto a todos os públicos internos da Instituição, o pensamento estratégico sobre Sustentabilidade, de modo a formar multiplicadores que irão disseminar a causa no ambiente interno e externo à Entidade.